Aquarismo: um hobby simples e relaxante
Apesar do gato e cachorro estarem no topo das opções de bichinhos de estimação, a criação de peixes tem conquistado um grande número de pessoas, principalmente aquelas que não possuem um grande espaço ou não dispõem de muito tempo.
Cuidar de um aquário requer pouco tempo com alimentação, manutenção e limpeza, e além do mais os aquários transmitem paz e tranquilidade através dos movimentos leves da água e do colorido dos peixes. Para que você entre nesse hobby com o pé direito, sugerimos que você busque se informar para que saiba tomar os cuidados básicos.
Separamos aqui algumas dicas e cuidados para que você possa iniciar seu próprio aquário:
- Primeiro passo é escolher que tipo de aquário você vai querer, de água doce ou salgada. Cada um vai permitir a construção de um ecossistema; também é importante escolher os peixes compatíveis, alguns convivem pacificamente com qualquer espécie, já outros, como o beta por exemplo, são agressivos e precisam ser isolados. Se quiser conhecer algumas espécies, temos uma seção com várias espécies e suas características que pode lhe ajudar.
- Escolha o tamanho do aquário, levando em conta que para cada centímetro do peixe escolhido você precisará dispor de um litro de água, o que permite que o peixinho se locomova com tranquilidade; , muitos iniciantes optam por iniciar com um aquário pequeno por acreditarem ser melhor e mais fácil começar, no entanto, sugere-se justamente o contrário pois um aquário de tamanho médio ou grande é mais fácil de se manter.
- Procure encher seu aquário aos poucos, dando tempo para que alguns microorganismos benéficos ao ecossistema do aquário se desenvolvam na água antes da introdução de vários peixes. Bactérias, fungos e diversos outros microorganismos, assim como plantas e outras criaturas são fundamentais para o equilíbrio do ecossistema do seu aquário.
- Os equipamentos básicos e necessários para se ter um aquário são: filtro e aquecedor (para usar no inverno). Mas para deixar seu aquário lindo e colorido, você ainda poderá ter colocar cascalho, plantas, enfeites, iluminação,madeiras, pedras coloridas, cortina de ar (para fazer bolhas), etc;
- Controle a oxigenação, além da temperatura e nível de acidez ou alcalinidade (pH) adequados a cada espécie. Peixes de água doce exigem um pH ácido (abaixo de 7.0) ou neutro (7.0) e temperatura variando de 24ºC a 28ºC. Já os de água salgada se adaptam melhor a um ambiente aquático de pH bem alcalino (em média 8.2) e clima entre 26ºC e 28ºC;
- Informe-se sobre a alimentação adequada para as espécies do seu aquário e atente para a periodicidade recomendada para alimentá-los.
Interagir com um aquário pode ser bastante prazeroso e divertido, além de comprovadamente combater ao stress e a ansiedade. Escolha um lugar especial em sua casa e envolva sua família!