Pet Wazlawik

YoutubeFacebook

  • Inicial
  • Empresa
    • Conheça a Wazlawik
    • Localização
    • Trabalhe Conosco
  • Serviços
    • Centro de Estética
    • Vermifugação
    • Calendário de Vacinações
  • Curiosidades/Raças
  • Vídeos
  • Contato
Inicial Curiosidades/Raças Cuidados com seu pet no inverno

Cuidados com seu pet no inverno

Curiosidades

Cuidaddos com seu pet no inverno

Quais cuidados devo tomar com meu pet no inverno?

Assim que ouvir as notícias sobre frente fria nos jornais, procure seu veterinário para conferir se todas as vacinas do seu pet estão em dia, uma vez que a imunidade dos animais costuma cair no inverno.

Seu bichinho sempre quentinho

Assim como os seres humanos, os pets também sentem frio nesta época.

Observe as extremidades do animal, como orelhas e patinhas, se estiverem geladas, é porque seu companheiro está com frio. Para isso, tenha alguns cuidados básicos: não deixe seu pet no vento ou na chuva; prefira caminhas com isolante e não deixe o colchão diretamente em contato com o chão gelado; separe um cobertor para ele se aquecer; reduza a quantidade de banhos e escolha sempre a hora mais quente do dia, assim como água morna e, de preferência, seque seu bichinho com secador.

Nos animais de pelagem muito curta, em especial filhotes e aqueles mais idosos, é importante colocar uma agasalho nos dias mais gelados. Cuide, no entanto, para escolher um modelo que realmente aqueça, e não se deixe levar apenas pela estética. Estimule também sempre os banhos de sol nesta época do ano. Se seu cachorro ou gato fica dentro de casa, procure abrir as cortinas do ambiente para que o sol entre e você verá que seu amigo irá sozinho em busca destes ambientes.

Cuidaddos com seu pet no inverno

Tosa e Banho

Com as baixas temperaturas a pelagem do seu filhote ajuda a protegê-lo do frio, por isso não tose excessivamente o seu pet no inverno. Esta época do ano não é o melhor momento para tosar rentinho o pelo do cão e do gato. Há alternativas para deixá-los lindos e higienizados, e uma boa escovação a cada dois dias é suficiente para manter o penteado dele em dia.

Em relação aos banhos, é importante cuidar para que a temperatura da água esteja adequada, para garantir um banho quentinho, gostoso e seguro. É preciso tomar uma atenção especial na hora se secar o seu filhote, evitando assim que ele fique resfriado.

Também existem opções de banho seco para cães e gatos. Há diversas variações para diversos tipos de pelos, e as instruções de uso vem na embalagem dos produtos. Via de regra é assim: espalhe o produto direto no corpo do cachorro ou gato e use um lencinho para o rosto. Escove bastante para deixar uniforme e tire o excesso com uma toalha. Alguns deixam o pelo mais úmido do que outros, então fique de olho para ver se secou bem.

Gatos e cães idosos

Os gatos e cães idosos requerem atenção especial no inverno. Existe uma perda de massa muscular e de camada de gordura, natural do envelhecimento, o que faz com que sintam mais frio. E em animais com problemas articulares a dor tende a aumentar. Sendo assim, pets acima de sete anos de idade, de todas as raças, devem ser observados de perto durante o período mais frio do ano.

Devemos observar se eles ficam muito deitados, pois apesar de ser natural que os cães e gatos durmam mais no inverno, isso pode ser sinal de dor nas articulações e músculos. Subir e descer degraus também pode ser um desafio para eles e causar dores. Por isso, recomendamos que eles sejam acompanhados de perto por um veterinário, principalmente nessa época mais fria.

Quantidade de ração maior

No inverno o corpo do seu pet precisa de mais calorias para se manter aquecido e funcionando. O indicado é aumentar de 15% a 30% a quantidade de ração para evitar que seu bichinho fique desnutrido. Claro, sempre consulte seu veterinário para fugir dos exageros, e evitar que seu animal fique obeso.

Cuidaddos com seu pet no inverno

Horários certos para os passeios

Mesmo com a temperatura mais baixa, os passeios não precisam ser cortados até a chegada da primavera. Basta cuidar com os horários para escolher aqueles com clima mais agradável. Recomenda-se é sair na rua com seu amiguinho entre 11h e 15h, enquanto o sol está alto e as temperaturas mais amenas. Desta maneira você os protege das mudanças bruscas, pois dentro da sua casinha estará quentinho e o choque térmico pode acarretar uma série de doenças.

É comum ainda alguns animais desenvolverem otite nesta época do ano, portanto, proteja sempre muito bem os seus ouvidos.

Cães

Aves

Gatos

Répteis

Peixes

Roedores

Copyright © 2021 Wazlawik Veterinária. Todos os direitos reservados.
Full Wiz