Pet Wazlawik

YoutubeFacebook

  • Inicial
  • Empresa
    • Conheça a Wazlawik
    • Localização
    • Trabalhe Conosco
  • Serviços
    • Centro de Estética
    • Vermifugação
    • Calendário de Vacinações
  • Curiosidades/Raças
  • Vídeos
  • Contato
Inicial Curiosidades/Raças Quer ter um coelho? Aprenda dicas e cuidados

Quer ter um coelho? Aprenda dicas e cuidados

Curiosidades

Animal típico da Páscoa, coelho pode ser bom pet para quem mora em casa e apartamento

Quer ter um coelho? Aprenda dicas e cuidadosEspertos, rápidos, cheios de vitalidade e muito fofos. Os coelhos podem se tornar ótimos animais de estimação. Além das qualidades já citadas, eles também são sociáveis e dóceis. Para quem vive em apartamento, são uma boa pedida, por não serem barulhentos nem grandalhões.

Apesar de o orelhudo não assumir o mesmo comportamento de um cão ou de um gato, por ter um nível de inteligência inferior, possui uma 'personalidade' própria. Isso quer dizer que o temperamento varia de um coelho para outro - embora alguns deles sejam mais sociáveis e respondam bem a um condicionamento por meio de reforços positivos a determinadas ações como, por exemplo, fazer suas necessidades no local estipulado pelo dono ou ir até a gaiola e lá encontrar uma guloseima.

Já os minicoelhos (na verdade, coelhos de raças pequeninas) levam a vantagem de não exalarem um cheiro muito forte, serem dóceis e sociáveis. Quando adotados ainda bebês, chegam a atender quando são chamados pelo próprio nome. Adoram brincar e sua urina não tem cheiro forte.

Mas, grandes ou pequenos, esses animais precisam de cuidados especiais. O ideal é manter o animal livre quando tiver gente em casa, pois quando mantidos por muito tempo presos em gaiolas, acabam se tornando ariscos. A gaiola deve ficar aberta, para que ele se alimente e faça suas necessidades fisiológicas, além de ficar guardado quando estiver sozinho.

Ao contrário do que se possa pensar, coelhos não são roedores. Eles são vegetarianos e sua alimentação consiste em rações peletizadas, à base de fibras brutas. É claro que a cenoura, muito associada ao roedor, é um legume importante na dieta, mas não o principal. O cardápio do coelho pode ser complementado por frutas, legumes e verduras, tomando-se o cuidado para não exagerar na quantidade de alface e repolho, que em excesso tendem a provocar diarreia. E ele também adora capim, alfafa e feno - servidos à vontade!

Em relação à saúde, qualquer sinal de doença é facilmente percebido: o animal evacua com menor frequência e devido ao rápido metabolismo emagrece rapidamente. Porém, isso só ocorre com um coelho doméstico quando ele entra em contato com animais que estejam doentes.

E para os donos que não pensam em cruzar suas fêmeas, cuja vida reprodutiva tem início por volta dos quatro meses de idade, uma observação: a fim de que não venham correr riscos de doenças uterinas, recomenda- se castrá-las até os três anos de idade.

Se você tinha dúvidas sobre a adoção de um desses simpáticos roedores já pôde perceber que eles têm tudo para ser ótima companhia!

Cães

Aves

Gatos

Répteis

Peixes

Roedores

Copyright © 2021 Wazlawik Veterinária. Todos os direitos reservados.
Full Wiz