Novembro Azul também para os pets
Fazer a castração do animal e exames periódicos é importante para prevenir o câncer de próstata
Câncer de próstata não escolhe raça e nem tamanho! Por isso, a campanha Novembro Azul alcança também nossos animais. Abordar esse tema é de extrema importância para conscientizar os tutores em relação ao câncer de próstata e a importância dos exames, pois nem todos têm conhecimento do assunto e nem dos cuidados que devemos ter com os nossos bichinhos ao longo da vida para evitar a doença na velhice.
Quando os animais não são castrados, a próstata pode sofrer modificações por conta de hormônios e desenvolver o câncer (com a idade os hormônios dos testículos começam a funcionar de forma irregular, estimulando a próstata a sofrer um aumento de tamanho e de forma, além de modificações em sua textura). Os cães em idade adulta, normalmente acima dos 8 anos de idade, não castrados, indiferente da raça ou tamanho, desenvolvem essa doença. Os pets, assim como os homens, merecem uma atenção especial quando estão na fase adulta, migrando para fase senil.
A melhor forma de prevenção é a Orquiectomia (procedimento cirúrgico para a castração para cães do sexo masculino). Além da castração, assim como falamos anteriormente, visitas periódicas ao médico veterinário é uma forma eficaz e segura de prevenção, para que sejam realizados exames de toque ou US (ultrassom na região perineal), que irão revelar se há evidências de alterações na próstata. O quanto antes a doença for detectada, maiores serão as chances e a velocidade de cura do pet.
A castração tem uma série de benefícios para os animais em geral. Com a castração, a incidência de câncer de próstata diminui em até 90%, além de ajudar no controle comportamental de cães mais agressivos e dominantes e auxiliar no controle populacional de cães, que por muitas vezes acabam sendo abandonados nas ruas por conta de cruzamentos indesejados e posses não responsáveis.
Fonte: http://www.gazetadopovo.com.br/viver-bem/animal/novembro-azul-tambem-para-os-pets/