Pet Wazlawik

YoutubeFacebook

  • Inicial
  • Empresa
    • Conheça a Wazlawik
    • Localização
    • Trabalhe Conosco
  • Serviços
    • Centro de Estética
    • Vermifugação
    • Calendário de Vacinações
  • Curiosidades/Raças
  • Vídeos
  • Contato
Inicial Curiosidades/Raças Mitos e verdades sobre a castração

Mitos e verdades sobre a castração

Curiosidades

Alguns mitos e verdades sobre a castração

"A castração deixa o animal gordo"

Falso: A castração pode causar aumento do apetite, mas se a ingestão de alimento for controlada e o dono não ceder às vontades do animal, o peso será mantido. Observa-se que animais castrados quando jovens, antes de completar 1 ano de vida, apresentam menos sinais de aumento de apetite e menor tendência de se tornarem obesos. A obesidade pós-castração é causada, na maioria das vezes, pelo dono e não pela cirurgia.

"O macho castrado não tem interesse pela fêmea"

Falso: Muitos machos castrados continuam a ter interesse por fêmeas, embora ele seja menor comparado a um animal não castrado. Se o macho é castrado e há uma fêmea com cio na casa, ele pode chegar a cruzar com ela normalmente, sem que haja fecundação.

“Fêmeas castradas tem menos risco de desenvolver câncer de mama?”

Verdadeiro: O câncer de mama nas cadelas ocorre principalmente por ação de hormônios. Quando castramos o animal, essa ação hormonal fica minimizada, consequentemente diminui consideravelmente os riscos. Ainda para as Fêmeas, com a castração eliminamos as possibilidades de a cadela desenvolver piometra (infecção uterina.). Além disso, não só em cadelas, mas a castração para os machos também diminui as chances da ocorrência de câncer de próstata.

"A castração evita que os machos marquem o território em casa"

Verdadeiro: Uma característica dos machos é marcar o território com a urina. Se o macho, cão ou gato, for castrado antes de um ano de idade, ele não marcará o território na fase adulta.

“Ele não tomará mais conta da casa”

Falso: Os animais castrados não perdem o instinto de proteger seu território. Por outro lado, perde o indesejável costume de urinar em diversos cantos. Cabe ainda lembrar que animais castrados ficarão mais caseiros, deixando de se envolver em brigas na disputa de fêmeas.

“Eu estarei interferindo na natureza do meu animal”

Falso: Os animais seguem os instintos. É dever de o proprietário intervir e prevenir nascimentos indesejados, agindo da maneira mais correta. O animal será beneficiado e não subtraído de algo.

“Fêmeas não devem ser castradas no cio?”

Verdadeiro: O útero fica mais “friável” (se rompe mais facilmente) e com uma maior irrigação, com isso fica mais propenso a ocorrer hemorragias e rompimentos dos órgãos, o que gera complicações durante a cirurgia. O reconhecimento de que a esterilização cirúrgica é uma ferramenta eficiente para o controle populacional é um passo muito importante. O animal deixa de ser visto meramente com um objeto que pode ser descartado e passa a ser visto com respeito.

Cães

Aves

Gatos

Répteis

Peixes

Roedores

Copyright © 2021 Wazlawik Veterinária. Todos os direitos reservados.
Full Wiz